Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-15 às 10h24

Administração Interna apoia APAV e Instituto de Apoio à Criança com mais de 200 mil euros

A área governativa da Administração Interna vai apoiar, este ano, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e o Instituto de Apoio à Criança (IAC), com um valor total de 202.500 euros.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima beneficiará de um apoio financeiro de 130.000 euros por parte do Ministério da Administração Interna, no âmbito de um Protocolo celebrado com a APAV a 28 de dezembro de 2018, com uma Adenda de 25 de janeiro de 2019.

Esta verba contribuirá para que, em 2020, a APAV reforce o seu trabalho em áreas de relevância no âmbito da Administração Interna, nomeadamente o atendimento às vítimas de crime, a consolidação da Linha de Apoio à Vítima, o alargamento dos procedimentos de avaliação do risco de violência a grupos particularmente vulneráveis (tais como idosos e crianças), a prevenção e combate à radicalização online, entre outros.

Já o Instituto de Apoio à Criança receberá, para este ano, um suporte financeiro de 72.500 euros, que se insere no âmbito de um Protocolo assinado em maio de 2004.

Esta verba será particularmente importante para dois projetos deste Instituto com relevância para a área da Administração Interna: o Projeto Rua «Em Família Para Crescer», que visa contribuir para a diminuição do número de crianças e jovens em risco e/ou perigo, promovendo a sua reinserção social; e o Projeto SOS Criança, que visa dar voz às crianças, jovens e famílias, garantindo-lhes o direito à palavra, apoio e proteção.

As verbas em causa são provenientes da afetação à área governativa da Administração Interna de uma percentagem dos resultados líquidos de exploração dos jogos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.