Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-01-25 às 14h47

Acordo entre UE e Moçambique para combater terrorismo nas próximas semanas

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, com o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da UE, Josep Borrell (Foto: UE)
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esperar que, nas próximas semanas, a União Europeia e Moçambique cheguem a acordo sobre um «quadro de cooperação reforçada» para enfrentar a situação de terrorismo na província de Cabo Delgado.

Numa declaração em Bruxelas, onde participa numa reunião dos Ministros dos Estrangeiros da UE, Santos Silva disse que tinha informado os seus homólogos da «missão política» que realizou a Maputo em representação do Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da UE, Josep Borrell. A política externa da UE é conduzida pelo Alto Representante e não pela presidência rotativa.
 
A missão do Ministro português destinou-se a «exprimir a solidariedade europeia com a situação gravíssima que Moçambique enfrenta na sua luta contra o terrorismo e a insurgência na província de Cabo Delgado» e a conhecer as necessidades de apoio de Moçambique. 

Maior cooperação

«Em primeiro lugar, pude ser recebido pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, pude reunir com os Ministros dos Negócios Estrangeiros, da Defesa, do Interior e da Agricultura, e pude recolher as prioridades muito claras das autoridades moçambicanas, que querem maior cooperação da Europa na área da ação humanitária, na área do apoio ao desenvolvimento e na área da segurança», disse. 

Nesta área da segurança, Moçambique pretende sobretudo «apoio à formação e ao treino de forças militares especiais, assim como através da provisão de equipamento e de capacidade logística», referiu.

«Ao mesmo tempo, as equipas técnicas dos dois lados começaram a trabalhar e, portanto, a minha expectativa é que nós, durante as próximas semanas, possamos chegar a um quadro de cooperação reforçada com Moçambique», acrescentou.

O objetivo é estabelecer «um quadro que permita apoiar o norte de Moçambique na sua luta contra o terrorismo e insurgência, em cooperação e em coordenação com as autoridades regionais, os países da região e a sua organização multilateral», a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

Este quadro será estabelecido «no espírito que anima sempre a cooperação europeia: o respeito pelos direitos humanos, o apoio às populações, a ação humanitária, quando ela é necessária, e a ação indispensável para reforçar a segurança e a estabilidade nesta região».