Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-02-24 às 16h13

Ação da Rússia é «uma invasão militar com intuitos de ocupação»

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na Assembleia da República, 24 fevereiro 2022 (foto: Mário Cruz/Lusa)
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, condenou «sem ses, nem mas», a invasão militar da Rússia à Ucrânia, e lamentou as «dezenas e dezenas de pessoas que perderam a vida» na agressão militar.

Numa sessão da comissão permanente da Assembleia da República, o Ministro condenou veementemente o ataque russo que é «a maior crise de segurança por que a Europa passa desde a II Guerra Mundial».

Santos Silva sublinhou que a ação da Rússia contra a Ucrânia «tem que ser bem caracterizada»: é «uma invasão militar com intuitos de ocupação» e uma «violação ostensiva das regras internacionais e da carta das Nações Unidas». 

Este ato de «agressão intolerável, inaceitável para a comunidade internacional» merece, por isso, a «condenação sem ses, nem mas».

O Ministro manifestou solidariedade a todos os ucranianos, «sobretudo, aos mais de 28 mil ucranianos que vivem em Portugal, que não mereciam ver os seus familiares, amigos, vizinhos, passar por esta barbárie».

Santos Silva reiterou ainda a disponibilidade de Portugal para acolher familiares e amigos dos cidadãos ucranianos a viver em Portugal e outros refugiados que resultem da guerra contra a Ucrânia.

O Ministro exigiu mais uma vez à Rússia que faça recuar as suas tropas e «cesse este ato de agressão».