Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-08-05 às 10h04

Aberto concurso para maior número de vagas para médicos de família e em zonas carenciadas

Centro de Saúde
O despacho que autoriza o concurso para recrutamento de 435 médicos na especialidade de Medicina Geral e Familiar foi publicado em Diário da República. 

Das vagas a preencher – o maior número dos últimos anos –, 216 situam-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, 86 no Norte, 64 no Centro, 34 no Alentejo e 35 no Algarve. 

394 médicos concluíram a especialização de Medicina Geral e Familiar na 1.ª época de avaliações de 2020, diligenciando o Governo a sua contratação, permitindo a sua célere colocação na rede de cuidados de saúde primários. 

Incentivos para 185 vagas em zonas carenciadas

Foi também publicado em Diário da República o despacho que fixa 185 vagas para médicos nas zonas geográficas do País e nas especialidades definidas como carenciadas. 

O despacho apresenta a distribuição das vagas, considerando as maiores necessidades identificadas em zonas como o Algarve, o Alentejo, o Nordeste Transmontano e as Beiras Alta e Interior, de acordo com os critérios definidos na lei – níveis de desempenho assistencial, número de médicos face à densidade populacional da área abrangida pela unidade de saúde, a distância geográfica relativamente a outras unidades de saúde e a capacidade formativa dos serviços e estabelecimentos de saúde.

O Governo atribui incentivos aos médicos que se candidatem a estes postos de trabalho, quer pela via da mobilidade, quer através da celebração de novos contratos: 
acréscimo da remuneração base de 40%, 
reforço de dois dias de férias, 
possibilidade de participação em atividades de investigação clínica e 
maior facilidade de mobilidade também para os cônjuges.
Áreas:
Saúde