Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-01-11 às 15h30

Abertas as inscrições para o Programa de Capacitação em Direitos Humanos na Administração Pública

Programa de Capacitação em Direitos Humanos na Administração Pública

Os trabalhadores e dirigentes da Administração Pública interessados podem, a partir de hoje, fazer a sua inscrição para participar no Programa de Capacitação em Direitos Humanos, através do site do Instituto Nacional de Administração, I.P. (INA, I.P.).

O objetivo deste programa é proporcionar um enquadramento interdisciplinar no domínio da proteção dos direitos humanos, tanto no plano internacional (universal e regional) como no plano interno dos Estados. Para 2022 estão previstas duas edições, a primeira calendarizada para março e a segunda para outubro.

O INA, I.P. lançou também este mês, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), na Plataforma NAU, o curso e-learning e de frequência gratuita «Competências para a Interculturalidade». Esta formação tem a duração estimada de 4 horas, destina-se a trabalhadores que prestam serviço público, estando também aberta ao público em geral.

O curso nasce da necessidade de tornar o mundo global em que vivemos mais coeso e inclusivo, sobretudo devido à crescente interação entre pessoas de diferentes culturas, línguas, religiões e formas de estar no mundo. Reconhecer a importância da diversidade cultural, identificar possíveis barreiras perante situações interculturais e compreender os valores, conhecimentos e atitudes necessários para uma comunicação intercultural de sucesso, são alguns dos objetivos do curso.   

Esta oferta formativa para a Administração Pública insere-se numa aposta mais ampla para 2022, centrada em temáticas relacionadas com os direitos humanos, que também prevê a realização curso e-learning e de frequência gratuita sobre combate ao racismo, no âmbito do Protocolo entre o INA, I.P. e o ACM, o Plano Anual de Formação Conjunta Violência Contras as Mulheres Violência Doméstica (VMVD), para as Regiões Norte/Centro/Alentejo e para a Área Metropolitana de Lisboa e duas edições do curso «A Igualdade entre Mulheres e Homens e as Nações Unidas: desafios para a AP».