Saltar para conteúdo

Notícias

2021-03-17 às 11h43

«A segurança de infraestruturas críticas está intimamente ligada à resiliência que precisamos de conceder às nossas sociedades»

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no seminário «Segurança e Proteção de Espaços Públicos e Infraestruturas Críticas», Lisboa, 17 março 2021

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidiu esta quarta-feira à sessão de abertura do Seminário «Segurança e Proteção de Espaços Públicos e Infraestruturas Críticas», uma iniciativa no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, coorganizada pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, pela Guarda Nacional Republicana e pela Polícia de Segurança Pública.

«Este evento irá abordar as formas de trabalhar em conjunto na proteção de espaços públicos e no aumento da resiliência de infraestruturas críticas», referiu Eduardo Cabrita, acrescentando que «a Presidência Portuguesa gostaria de abrir o caminho a seguir no que diz respeito a estas duas prioridades do quadro de segurança».
 
No discurso de abertura deste Seminário, o Ministro da Administração Interna defendeu que «a segurança de infraestruturas críticas está intimamente ligada à resiliência que precisamos de conceder às nossas sociedades», pelo que, «numa Europa que se pretende resiliente, a segurança e a proteção dos espaços públicos e das infraestruturas críticas devem antecipar, prevenir, proteger e responder a um conjunto de ameaças tradicionais e emergentes».
 
«Hoje parece claro que precisamos de melhorar a resiliência das nossas infraestruturas críticas à medida que enfrentamos novas ameaças no mundo físico e virtual», referiu ainda Eduardo Cabrita, recordando o intenso trabalho desenvolvido pela Presidência Portuguesa em matéria de segurança, nomeadamente com a nova regulamentação para remoção de conteúdos terroristas online - que vai ficar concluída durante a Presidência Portuguesa –, na discussão do novo mandato da EUROPOL e na discussão de uma nova Diretiva sobre resiliência de entidades críticas.
 
 
Comissária Europeia Ylva Johansson enviou mensagem vídeo
 
A Comissária Europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, participou também nesta sessão de abertura do Seminário, através de uma mensagem vídeo. A Comissária lembrou a importância de «proteger os nossos espaços públicos e as nossas infraestruturas críticas", uma vez que "ataques, desastres e acidentes causam perdas de vida, sofrimento humano e danos económicos».
 
Ylva Johansson recordou ainda que «os riscos e as ameaças a entidades críticas estão a evoluir e a mudar» e que os setores críticos estão «mais vulneráveis à disrupção». Neste sentido, admitiu que espera «continuar a trabalhar em conjunto com o Ministro Eduardo Cabrita e com a Presidência Portuguesa para fazer avançar as discussões sobre este importante tema».
 
O seminário «Segurança e Proteção de Espaços Públicos e Infraestruturas Críticas» decorre esta terça e quarta-feira e junta peritos, Agências de Aplicação da Lei, Conselho da UE, Comissão Europeia, Agências da UE e Redes Internacionais.