Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-12-14 às 18h58

«A OCDE nunca foi tão importante quanto hoje»

Comemoração dos 60 Anos da OCDE - mensagem do Primeiro-Ministro
«A OCDE nunca foi tão importante quanto hoje» e «por uma razão essencial: nunca, desde a segunda guerra mundial, as nossas economias tiveram pela frente desafios desta amplitude», disse o Primeiro-Ministro António Costa numa mensagem gravada para o 60.º aniversário da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, da qual Portugal é fundador. 

O Primeiro-Ministro acrescentou que «os desafios com os quais as políticas públicas são confrontadas não têm precedente, e para novos problemas precisamos de novas soluções» para virmos a ter «sociedades mais fortes, mais sustentáveis, mais inclusivas, mais equitativas e digitais».

António Costa afirmou também que «Portugal defende uma OCDE aberta para o mundo, que encontre a plenitude da sua razão de ser no diálogo com os outros».

«Por isto, apoiamos o diálogo com a América Latina e as Antilhas, bem como o compromisso com regiões tão pertinentes quanto a África do Norte, o Médio Oriente ou a Europa do Sudeste», acrescentou.

O Primeiro-Ministro disse ainda que Portugal defende «o reforço do diálogo com África, o único continente ausente» da Organização e crê nas potencialidades do alargamento aos Estados que aguardam resposta aos pedidos de adesão, entre os quais se encontra o Brasil.