Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-08 às 20h03

A luta pelos direitos das mulheres faz-se «em todos os espaços e em todos os momentos»

Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na na Sessão do Dia Internacional das Mulheres, Lisboa, 8 março 2022 (Foto: João Bica)
A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou que a luta pelos direitos das mulheres faz-se «em todos os espaços e em todos os momentos», designadamente, «no quotidiano, na escola, na ciência, nas artes, nas fábricas, nos hospitais, na nossa vida, no espaço público».

«Esta é uma mensagem que devemos transmitir coletivamente, mas também individualmente, para cada um, para cada uma de nós. É preciso lutar», disse, na Sessão do Dia Internacional das Mulheres durante a sua intervenção, sob o tema «Women Create Value».

Mariana Vieira da Silva afirmou também que os países desenvolvidos estão «confrontados com forças de retrocesso em que os direitos das mulheres são, infelizmente, um dos principais campos de combate político» e «se há mensagem que faz sentido passar nesta evocação do Dia das Mulheres é a de não deixarmos de lutar pela defesa das conquistas alcançadas e de lutar pelo seu aprofundamento. Por mais avanços. Por mais vitórias».

A Ministra referiu ainda que, segundo Índice da Igualdade de Género promovido pela Comissão Europeia, Portugal está a progredir mais rapidamente do que a média da União, sendo o país que registou maior progresso desde 2010».

«As políticas públicas adotadas nos últimos anos foram decisivas para a esta evolução. Essa evolução não acontece, como durante muito tempo julgámos, pelo passar do tempo», acrescentou.