Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-08 às 17h33

800 milhões de euros investidos em reabilitação urbana

Prédio recuperado
O Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas 2020 já assinou com 285 contratos, num valor de investimento superior a 800 milhões de euros para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético.

Apesar dos efeitos económicos causados pela situação excecional da pandemia de Covid-19, o Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU2020) prosseguiu o objetivo de revitalizar os centros urbanos, contando-se 125 contratos para habitação e 144 para atividades económicas, sendo os restantes 14 destinados a equipamentos de utilização coletiva ou de apoio social e cultural, incluindo residências para estudantes. Destes contratos, 48 têm já os projetos concluídos. 

Na sua maioria (216) os projetos são promovidos por empresas, contando-se igualmente projetos de particulares, instituições de solidariedade social e Câmaras Municipais. 

As operações localizam-se nas áreas de reabilitação urbana definidas pelos respetivos municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 81 os Municípios das várias regiões do País com financiamentos IFRRU 2020. 

Criado no âmbito do Portugal 2020, o IFRRU 2020 é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal e tem uma capacidade de financiamento de 1400 milhões de euros, proporcionando as melhores condições para todos os que pretendam investir na reabilitação do edificado urbano.

Em 2021, para a maior parte de dotação pública, foi fixada uma taxa fixa de 0%, o que constitui uma oportunidade única para candidaturas ao IFRRU 2020, um instrumento que mantém a sua execução até 2023, sem restrições ao tipo de beneficiários nem ao uso a conferir ao edifício reabilitado.

Ao apoiar o investimento na reabilitação urbana gera-se mais habitação, mais emprego e mais eficiência energética, promovendo-se assim um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável. 

Os municípios com financiamento do IFRRU são Abrantes, Águeda, Albergaria-a-Velha, Alcochete, Alenquer, Amarante, Anadia, Aveiro, Barcelos, Barreiro, Batalha, Beja, Boticas, Braga, Bragança, Caldas da Rainha, Câmara de Lobos, Cantanhede, Cascais, Castelo Branco, Castelo de Vide, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Covilhã, Elvas, Évora, Faro, Ferreira do Zêzere, Figueira da Foz, Funchal, Gouveia, Guarda, Guimarães, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Mafra, Mangualde, Marvão, Matosinhos, Melgaço, Mirandela, Moimenta da Beira, Moita, Nazaré, Óbidos, Odemira, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Penamacor, Peso da Régua, Pombal, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Ponte de Sor, Porto, Póvoa de Varzim, Proença-a-Nova, Santa Maria da Feira, Santarém, Santiago do Cacém, Santo Tirso, São João da Madeira, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Soure, Torres Vedras, Trofa, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Vila Real de Santo António, Vila Viçosa, Viseu e Vouzela.