Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-01-27 às 23h37

59 famílias apoiadas no Acordo de Colaboração do município de Torre de Moncorvo no âmbito do 1.º Direito

Assinatura do Acordo de Colaboração com o município de Torre de Moncorvo para a Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1º Direito, 27 janeiro 2021
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou hoje o Acordo de Colaboração com o município de Torre de Moncorvo para a Estratégia Local de Habitação deste município no âmbito do Programa 1º Direito.

A Estratégia Local de Habitação (ELH) do Município de Torre de Moncorvo identifica 106 agregados com situações de habitação indignas, sendo que destas 59 serão salvaguardadas através do Acordo de Colaboração homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo Secretário deEstado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

As restantes respostas habitacionais (47) serão salvaguardadas junto de beneficiários diretos e terceiro setor.

O montante global do investimento previsto neste Acordo é de 2,2 milhões de euros, dos quais 1,36 milhões são financiamento a fundo perdido pelo IHRU.

As modalidades de soluções habitacionais previstas passam por: reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, aquisição de frações ou de prédios habitacionais, arrendamento de habitações para subarrendamento.

O Acordo de Colaboração de Torre de Moncorvo é o 13º no âmbito do Programa 1º Direito, depois dos municípios de Arruda dos Vinhos, Lisboa, Almada, Oeiras, Matosinhos, Évora e Loulé, Lousada, Porto, Funchal, Alijó e Paredes.

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais
carenciadas e sem alternativa habitacional.