Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-07 às 17h48

5,6 milhões de vouchers já disponibilizados para manuais escolares gratuitos

Manuais Escolares Gratuitos
O processo de disponibilização de manuais escolares gratuitos decorre, através da plataforma MEGA, pelo terceiro ano consecutivo e de forma cada vez mais fluida, atenta a eficácia da ferramenta e a maior familiarização dos encarregados de educação e das escolas com a forma de manuseamento da mesma.

Como já referido, a disponibilização dos manuais no sistema é um processo evolutivo, que depende dos dados fornecidos pelos estabelecimentos de ensino. Os resgates dos vouchers dependem do acesso de alunos e/ou encarregados de educação à plataforma, apelando-se ao seu resgate assim que fiquem disponíveis, evitando uma concentração de pedidos às livrarias com o aproximar do novo ano letivo.

Apesar do calendário estabelecido para este ano, foi possível uma antecipação das datas em todos os anos de escolaridade, tendo até ao momento sido disponibilizados mais de 5,6 milhões de vouchers, novos e reutilizados, na plataforma MEGA - em www.manuaisescolares.pt, ou na app «Edu Rede Escolar» - através da qual se poderá aceder a informações úteis, nomeadamente a lista das livrarias aderentes, e/ou respostas a perguntas frequentes.

Os manuais novos são levantados na livraria escolhida por cada família, ao passo que os manuais reutilizados, cujos vouchers são atribuídos aleatoriamente pela plataforma, são levantados nas escolas que o aluno frequenta.

Recorde-se que a taxa de reutilização de manuais escolares, que acompanha a medida da gratuitidade, rondou este ano os 70%.