Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-04-24 às 19h30

25 de Abril na residência oficial do Primeiro-Ministro com comemorações online

Este ano, o Primeiro-Ministro desafiou os diretores artísticos dos Teatros Nacionais de São Carlos, de São João e D. Maria II, e a diretora artística da Companhia Nacional de Bailado, a pensarem numa proposta de celebração inovadora para plataformas online, para que os portugueses pudessem assistir em casa à comemoração da revolução de 25 de abril de 1974 neste momento excecional.

Os quatro curadores – Elisabete Matos, do Teatro Nacional de São Carlos; Sofia Campos, da Companhia Nacional de Bailado; Nuno Cardoso, do Teatro Nacional de São João; e Tiago Rodrigues, do Teatro Nacional D. Maria II – responderam ao desafio com a encomenda de uma obra filmada à companhia portuguesa Hotel Europa, reconhecida pelo seu trabalho na área do teatro documental. 

Criada especificamente para as comemorações do 25 de Abril em 2020, a obra «Agora Que Não Podemos Estar Juntos» evoca a memória e os testemunhos reais de resistentes e combatentes, mulheres e homens, que lutaram pela liberdade. 

Esta obra, em grande parte gravada nos jardins da residência oficial do Primeiro-Ministro, onde anualmente se realizam comemorações do 25 de abril, será apresentada no dia 25 de abril de 2020, às 15h30, nas diversas plataformas online do Governo (Portal do Governo, Twitter, Facebook, LiberdApp). 

Visitas online à residência oficial

Na impossibilidade de abrir as portas do palacete e dos jardins da residência oficial ao público, como é tradição, será possível entrar neles, sem sair da sua casa (#fiqueemcasa).  

Assim, serão disponibilizados, nas mesmas plataformas online, vídeos com visitas virtuais guiadas às mostras de arte contemporânea e de design português que atualmente ocupam a residência oficial.

Arte em São Bento e Design em São Bento

As visitas são guiadas pelas respetivas curadoras: Bárbara Coutinho, diretora do Museu do Design e da Moda (MUDE) e curadora do Design em São Bento; e Isabel Carlos, curadora da Arte em São Bento, uma seleção de obras de artistas portugueses contemporâneos provenientes da Coleção Norlinda e José Lima. 

Envie um Cravo Digital 

A LiberdApp, que foi lançada no 25 de Abril de 2019, será, mais uma vez, o guia digital para as comemorações do 25 de abril na residência oficial do Primeiro-Ministro. 

Visite a LiberdApp e entre na Residência, faça as visitas virtuais e siga, em casa, as comemorações (#fiqueemcasa). Como este ano não podemos passar cravos de mão em mão, envie um cravo digital. Escolha um amigo e envie-lhe um cravo à janela. 

«Aqui, a Festa é sempre bonita (abril 2016-19)»

Quem visita o palacete da residência, sabe que «Aqui, a Festa é sempre bonita (abril 2016-19)». E é isso que se propõe também este ano: que revisite as comemorações do 25 de abril na entre 2016 e 2019, numa visita fotográfica virtual captada pelas lentes de Clara Azevedo e Paulo Vaz Henriques. 

Mensagem do Primeiro-Ministro

No dia 25 de abril, pelas 15h30, será transmitida uma Mensagem do Primeiro-Ministro alusiva ao dia e abrindo as portas virtuais às comemorações do 25 de abril na residência oficial.