Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-02 às 17h53

«2022 será muito importante para o aprofundamento das relações entre Portugal e o Brasil»

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na receção ao Ministro das Relações Externas do Brasil, Carlos França, Lisboa, 2 julho 2021 (Foto: João Bica)
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que «2022 será um ano muito importante para o aprofundamento das relações bilaterais entre Portugal e o Brasil».

Na conferência de imprensa após a reunião com o Ministro das Relações Externas do Brasil, Carlos França, Augusto Santos Silva destacou que Portugal foi convidado para ser «o país-tema da próxima Bienal Internacional do Livro de São Paulo».

«Tivemos muito gosto nesse convite e já transmitimos a nossa aceitação», acrescentou.

O Ministro referiu também que será lançada a sétima cátedra de estudos portugueses no Brasil e que 2022 servirá também para Portugal se associar ao segundo centenário da independência do Brasil.

«Tivemos muito prazer em receber o convite para nos associarmos ao segundo centenário da independência do Brasil, que para nós significará também a celebração do primeiro centenário da travessia do Atlântico por Gago Coutinho e Sacadura Cabral», afirmou Santos Silva.

O Ministro das Relações Externas do Brasil, Carlos França, reiterou o interesse de «aprofundar a dimensão económica das relações entre os dois países», uma vez que há 600 empresas portuguesas no Brasil com «potencial de crescimento nos próximos anos».

A visita «reflete a intensidade e a solidez das relações entre o Brasil e Portugal» e serve também de mote para a reativação das subcomissões de temas consulares e de ciência e tecnologia, disse Carlos França.