Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-12-09 às 16h47

100 livros para escolas no centenário de Sophia

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e Secretários de Estado João Costa e Susana Amador entregaram 100 exemplares de sete obras de Sophia de Mello Breyner e escola em Famões, Odivelas, 9 dezembro 2019
No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, as seis escolas no País com o nome da escritora recebem 100 livros para as suas bibliotecas escolares.

Numa cerimónia realizada na Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen, em Famões, concelho de Odivelas, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e os Secretários de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e da Educação, Susana Amador, entregaram simbolicamente os primeiros 100 exemplares de sete obras de Sophia.

Na ocasião, uma centena de crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo declamaram, cantaram e tiveram a oportunidade de conhecer melhor a autora através da sua filha, Maria Andresen Sousa Tavares. 

O Ministro falou aos alunos sobre a importância de sonhar com as histórias de Sophia e, depois de muitas questões feitas a Maria Andresen, convidou-os a dirigirem por escrito outras perguntas que tivessem à filha da escritora.

As bibliotecas escolares dos estabelecimentos de ensino cujo patrono é uma das maiores referências da literatura nacional receberam 100 exemplares de «A Menina do Mar» (numa edição que inclui a reedição em CD da leitura de 1961 e o DVD de um espetáculo gravado ao vivo), «Obra Poética», «Contos Exemplares», «A Floresta», «Noite de Natal», «A Árvore» e «Dizem os poetas: Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena».

As seis escolas com o nome de Sophia de Mello Breyner situam-se em Brandoa (Amadora), Entroncamento, Famões (Odivelas), Lagos, Portela (Oeiras) e Vila Nova de Gaia.
Áreas:
Educação