Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-05 às 10h20

Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa participa em evento sobre estratégia cloud para a Administração Pública

Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca (Foto: João Bica)
A Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, participou no Webmorning «Estratégia Cloud para a Administração Pública em Portugal», organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

Este evento acontece numa altura em que a estratégia cloud para a Administração Pública já foi definida e aprovada, sendo que a sua implementação passa por fazer chegar aos serviços públicos todas as vantagens da utilização das mais recentes soluções tecnológicas. 

Na sua intervenção, a Secretária de Estado lembrou que «a AP não tem estado afastada da cloud», sendo este «um dos temas que o atual Governo tem na sua agenda desde o primeiro momento». Prova disso é o facto de aparecer reconhecido no Plano de Ação para a Transição Digital, na Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023 e na Resolução do Conselho de Ministros que reconduziu o CTIC, um fórum de coordenação transversal presidido pela Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e que serve para discutir dimensões técnicas e promover o trabalho coordenado.

Em relação a este último ponto, Maria de Fátima Fonseca esclareceu que será o Conselho para as Tecnologias da Informação e Comunicação da Administração Pública (CTIC) a assumir os próximos passos na coordenação do trabalho, em colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança/GNCS, como autoridade nacional de segurança. 

A Secretária de Estado terminou a sua intervenção relembrando os quatro pilares da Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da AP: investir nas pessoas, desenvolver a gestão da AP, explorar a tecnologia e reforçar a proximidade.

Para além de Maria de Fátima Fonseca, que encerrou o evento, foram também oradores deste encontro André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital; Teresa Girbal, da ESPAP e coordenadora do grupo de trabalho para a Cloud no CTIC; António Gameiro Marques, do Centro Nacional de Cibersegurança/GNCS; Sara Carrasqueiro, da Agência para a Modernização Administrativa; e Rogério Carapuça, da APDC, para além de representantes de organizações que apresentaram casos de uso da Cloud.