Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-06-15 às 17h33

«Pradarias marinhas merecem ações de recuperação e conservação»

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, durante a visita às pradarias marinhas do Estuário do Sado, 15 junho 2020
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitou as pradarias marinhas do Estuário do Sado, a convite da Ocean Alive – Cooperativa para a educação criativa marinha, que tem defendido a importância da preservação destes ecossistemas alvo de uma série de ameaças.

Sendo biólogo – com investigação reconhecida a nível internacional sobre biodiversidade e conservação do ambiente marinho, e com vasta experiência de mergulho autónomo –, o Ministro mergulhou no canal Sul do estuário do Sado, dentro da área da Reserva Natural do Estuário do Sado.

«Costuma dizer-se longe da vista, longe do coração. É preciso trazer estes ecossistemas ao coração pela razão, pelo papel que desempenham e pelos serviços que prestam à humanidade», afirmou o Ministro após ter mergulhado no estuário, onde teve oportunidade de observar uma pradaria vibrante de vida e alguns cavalos marinhos.

Ricardo Serrão Santos sublinhou a importância destes ecossistemas, nomeadamente no combate às alterações climáticas como sumidouros naturais de dióxido de carbono, mas também como berçário de espécies marinhas, incluindo recursos pesqueiros.

À tarde, o Ministro participou num debate sobre a importância das pradarias marinhas na Casa da Baía, em Setúbal, com a presença de cientistas e representantes de diferentes entidades incluindo ICNF, Capitania do Porto de Setúbal e Rotas do Sal, empresa turística de observação de golfinhos, disse que «uma boa governação, apoiada em boa ciência e com a ajuda da sociedade civil, incluindo do setor económico, é fundamental para a recuperação do oceano» e defendeu que «as pradarias marinhas merecem ações de recuperação e conservação».