Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-01-19 às 14h34

Pessoas em isolamento poderão votar no dia 30 de janeiro

Conferência de imprensa sobre o voto dos eleitores em isolamento devido à Covid-19

As pessoas que estão em isolamento devido à Covid-19 poderão votar no dia 30 de janeiro. Para o efeito, as normas relativas ao confinamento obrigatório deverão ser alteradas.

Na conferência de imprensa sobre o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República - a propósito do ato eleitoral para a Assembleia da República -  a Ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, afirmou que estes cidadãos poderão sair do local de confinamento neste dia, estritamente, para exercer o seu direito de voto.

A Ministra disse ainda que o texto da Procuradoria Geral da República refere que a administração eleitoral deve «recomendar que essas pessoas votem, eventualmente, dentro de um horário especifico de forma a evitar-se aglomerações de pessoas infetadas e não infetadas».

Francisca Van Dunem referiu também que o Governo irá homologar este parecer «e, em função disso, fazer uma intervenção legislativa ao nível de uma resolução do Conselho de Ministros», que permita esta exceção das pessoas saírem de casa para exercerem o direito de voto.

A Ministra apelou ainda ao voto antecipado, acrescentando que «há capacidade para a votação de um número muito grande de cidadãos»:

«Votar é seguro. Nós, ao longo deste tempo, admitimos as várias hipóteses possíveis do Conselho Consultivo, trabalhámos todas as hipóteses na perspetiva logística e, portanto, estão criadas condições para que todas as pessoas possam votar em total segurança», concluiu.