Todas as pessoas com mais de 80 anos de idade vão ser incluídas na primeira fase do plano de vacinação contra a Covid-19, anunciou o coordenador do plano, Francisco Ramos. Esta decisão é justificada pelo aumento da incidência da doença.
Além das pessoas dos 50 aos 79 anos com doenças graves, foi decidido incluir também na primeira fase todas as pessoas com mais de 80 anos, independentemente das doenças que tenham, disse Francisco Ramos, na apresentação da atualização do plano de vacinação, em Lisboa.
Está, assim, prevista a vacinação até abril de 670 mil pessoas com 80 ou mais anos. Na primeira versão, a previsão era de vacinar com todas das tomas da vacina 170 mil pessoas de mais de 80 e outras 170 mil apenas com a primeira toma.
Paralelamente, o coordenador explicou a alteração introduzida no plano de vacinação com o reforço das metas definidas pela Comissão Europeia na última semana, que apontou à vacinação de pelo menos 80% das pessoas com mais de 80 anos e os profissionais de saúde contra a Covid-19.
Garantidas 2,2 milhões de doses
Francisco Ramos disse que Portugal tem garantidas 2 214 000 doses até final de março, sendo necessário 1 642 000 doses para vacinar por completo 800 mil pessoas e 520 mil para iniciar a vacinação.
Será possível atingir este objetivo com as doses que temos contratadas com a Pfizer, a Moderna e na expectativa de que a vacina da AstraZeneca seja aprovada pela Agência Europeia do Medicamento.
Para vacinar idosos acamados em casa, haverá equipas de vacinação ao domicílio, que obrigará a encontrar soluções a nível local.