Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-11-24 às 16h01

Secretário de Estado Adjunto e da Energia no webinar «Autoconsumo coletivo e Comunidades de Energia Renovável»

«Gostaria, antes de mais, de agradecer o convite que me foi dirigido para este webinar organizado pela Associação das Agências de Energia e Ambiente.

Portugal comprometeu-se atingir a Neutralidade Carbónica até 2050, assumindo de forma clara o desafio da transição energética e o objetivo de reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa. A descarbonização e a transição energética devem ser encaradas, não como custos, mas como oportunidades para promover o crescimento sustentável e criação de emprego.

O PNEC 2030 espelha a estratégia de Portugal para o horizonte 2030 assente numa combinação de diversas opções de políticas, bem como de opções tecnológicas. O caminho para a neutralidade carbónica exige uma ação conjugada de diversas áreas estratégicas, como por exemplo, a eficiência energética, a diversificação de fontes de energia com enfoque nas renováveis, aumento da eletrificação dos consumos, promoção de gases renováveis, reforço e modernização das infraestruturas, reconfiguração e digitalização do mercado, incentivo à investigação e inovação.»

Leia a intervenção na íntegra