Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-28 às 18h23

Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna na Cerimónia Comemorativa do 136.º Aniversário do Comando Distrital de Castelo Branco da PSP

«Estamos a comemorar o aniversário de uma instituição centenária, o que, por si só nos merece a maior reverência. Essa reverência advém do respeito que nos merece a experiência feita do saber de quantos nestes 136 anos serviram o Comando Distrital de Castelo Branco e de um constante aperfeiçoamento dos procedimentos em uso por todos os que por aqui passaram.

Da polícia espera-se que, nos termos da Constituição e da lei, assegure a legalidade democrática, garanta a segurança interna e os direitos dos cidadãos.

Garantir a segurança interna é garantir a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, proteger pessoas e bens, prevenir e reprimir a criminalidade. Mas também é contribuir para assegurar o normal funcionamento das instituições democráticas, o regular exercício dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e o respeito pela legalidade democrática».