Saltar para conteúdo

Intervenções

2019-11-13 às 11h08

Intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na Reunião Ministerial sobre Inclusão Social e Mobilidade no Ensino Superior, na Unesco

«A apropriação social do conhecimento convoca hoje todas as nossas sociedades. Não há desenvolvimento social ou crescimento económico sem que a base social de apoio da educação, da ciência e da cultura se reforce e se alargue. Em todo o lado é assim porque o recrutamento para o conhecimento apenas é possível através de um processo renovado de confiança e interesse por parte das novas gerações.

Partilhar com os outros a sede de saber, e fazer com eles o difícil e permanente caminho da experiência tem sido o papel principal da Unesco que temos de continuar a reforçar.

Inicio assim esta comunicação com uma manifestação de apoio e de compromisso com a UNESCO e com a estratégia traçada para os próximos anos, centrada numa melhor integração no sistema das Nações Unidas, no âmbito do processo de transformação estratégica em curso.

Permitam-me que vos relembre Homero e a viagem de regresso de Ulisses a casa, a qual é também a Odisseia do conhecimento: a obrigação de uma nova viagem, estimulando e recriando a memória, construindo as lições da experiência e colocando à prova o conhecimento anterior que logo se esquece e se supera».

Leia a intervenção na íntegra