Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-05-09 às 8h12

Mensagem do Ministro da Defesa Nacional para assinalar o Dia da Europa

Numa mensagem de vídeo, que tem como objetivo assinalar «o projeto de paz que a integração europeia proporciona há sete décadas», João Gomes Cravinho sublinha que «este é um momento em que devemos saber manter os avanços históricos da defesa europeia nos últimos anos». 
 
«A crise sanitária e o seu enorme custo económico é um teste para todos nós, para as nossas instituições democráticas e para a nossa solidariedade como europeus», e o investimento na defesa europeia deve ser, por isso, «mais racional e sustentável, por ser partilhado com os nossos parceiros», continuando a promover «a inovação, a indústria e a criação de emprego qualificado».
 
O caminho escolhido pela Europa para continuar a liderar, na vanguarda da tecnologia e da inovação, passa em igual medida pelo investimento na defesa e pelo reforço das instituições democráticas. «Portugal continuará plenamente empenhado nestes dois objetivos», assegura o Ministro da Defesa.
 
Recorde-se que Portugal participa atualmente em 25 projetos europeus de defesa, liderando dois desses projetos, «investindo em respostas conjuntas e mais eficazes, face aos desafios da gestão do nosso mar ou da nossa ciberdefesa ou perante os contextos de calamidade e emergência – realidades que todos entendemos como prioritárias no mundo atual».
 
Tags: Europa, paz