Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-17 às 18h05

Intervenção Secretária de Estado da Administração Interna na Cerimónia Comemorativa do 82.º da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Palmela

«O setor dos Bombeiros é hoje um dos setores mais expostos e onde mais expetativas recaem da parte da população, não estivessem em causa alguns dos valores mais nobres e mais caros da nossa sociedade: o ambiente, o nosso património e, no limite, as nossas próprias vidas.

Os últimos tempos têm-nos feito recordar o quão vulneráveis estamos a situações que tendem a ser cada vez mais complexas e de difícil resposta. Construímos sociedades mais desenvolvidas, mais confortáveis, mas por vezes também mais expostas ao risco. Os incêndios de 2017, em Portugal, ou o ciclone Idai, em Moçambique, apenas para vos dar alguns exemplos, representam situações que nos mostram quão violentos e quão difíceis determinados fenómenos podem ser e o impacto que podem ter nas nossas vidas e nas nossas sociedades. As alterações climáticas não são um mito e também não são fake news, pelo que se assume como absolutamente fundamental investir em mecanismos que possam ajudar a entender esta tendência, melhorar a nossa capacidade de resposta operacional e, fundamentalmente, ajudar na nossa capacidade de resposta enquanto cidadãos e enquanto sociedade.

Não tenho a mais pequena dúvida de que dois dos mais importantes desafios que temos pela frente estão precisamente relacionados com o envolvimento do cidadão e com a aproximação à comunidade científica. Todos nós temos de incorporar a mensagem e a ideia de que somos, em grande parte, responsáveis pela nossa segurança, que temos um papel de cidadania ativa a desempenhar todos os dias, até porque eu não consigo ter um bombeiro atrás de cada pessoa.  Nós, enquanto cidadãos e independentemente de qual seja a nossa profissão, temos efetivamente um papel fundamental a desempenhar neste contexto».

Leia a intervenção na integra 
Tags: bombeiros