Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-06-28 às 9h59

Intervenção Primeiro-Ministro na abertura do Encontro Ciência 2021

«É com muita satisfação que me junto a mais uma edição do Ciência 2021.
 
Começo por felicitar a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Ciência Viva, a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto e os três Comissários pela organização deste encontro da ciência, da tecnologia e da inovação em Portugal. 
O tema desta edição não podia ser mais atual: «A ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia». Portugal conhece bem o valor da ciência enquanto força transformadora. 

Tem sido essa a motivação que pautou a estratégia dos últimos anos, com investimentos significativos e, muito importante, com investimentos continuados na investigação e inovação feita em Portugal. 

O compromisso de longo-prazo é vital para fruirmos, enquanto comunidade, dos muitos benefícios do investimento em ciência. 
No Orçamento do Estado para 2021, mesmo num contexto de crise pandémica, não perdemos essa capacidade de fixar o futuro. Continuámos a alargar a base social do ensino superior, com um aumento de 28% nos apoios sociais a estudantes; e reforçámos a dotação inicial da FCT e da Instituições de ensino superior públicas.»

Leia a intervenção na íntegra 

Tags: ciência