Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-01-20 às 10h19

Intervenção Inicial da Ministra da Cultura no âmbito da apreciação na especialidade da proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2020

«Assinalamos, hoje, um momento particularmente relevante. Vimos aqui assumir um compromisso transformador para a cultura em Portugal.

 Ao longo dos últimos anos, trabalhámos com objetivos claros. Por um lado, reverter o desinvestimento na área da cultura e estabilizar o apoio às entidades e estruturas culturais. Entre 2015 e hoje, com a presente proposta de OE, o investimento em cultura, considerando apenas as receitas gerais do Estado, aumentou mais de 50%. 

Por outro lado, resolver problemas há muitos anos sem solução. O restauro dos Carrilhões de Mafra, que finalmente vão voltar a tocar já no próximo dia 2 de fevereiro; a intervenção no Convento da Saudação, um edifício do século XVI há muito a aguardar reabilitação para que o projeto Espaço do Tempo ali possa continuar a criar e a programar; a conclusão da conferência de inventário da coleção de arte do Estado e o retomar de um política de aquisições para a coleção. 

E, em particular, lançar programas estruturais nas diferentes áreas da cultura. O Arquivo Nacional do Som, o Plano Nacional da Artes, o Programa Nacional para o Saber Fazer, o regime de autonomia dos Museus e Monumentos Nacionais, a Portugal Film Commission, apenas para referir alguns».

Leia a intevenção na íntegra