Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-02-14 às 16h21

Intervenção do Secretário de Estado das Infraestruturas no encerramento da TRA Lisbon 2022 – Transforming Mobility

Hoje é um dia importante para todos aqueles que se preocupam e que se dedicam à investigação e tecnologia nas temáticas dos transportes e da mobilidade. Pensar o futuro nestas áreas é essencial e estamos todos convocados para este desafio crucial nos nossos dias. Estão convocados os governantes, que como eu têm de tomar decisões políticas sobre os investimentos e as soluções. Mas estão também convocados os investigadores, para encontrar essas soluções. A indústria, para as desenvolver, as autoridades e os operadores de transporte para as aplicar.

A Transport Research Arena, que Lisboa vai receber em 2022, será um importante fórum para que todos juntos possamos avançar nestas áreas e possamos discutir as mais recentes inovações que podemos aplicar no nosso presente e no nosso futuro.

A mobilidade e os transportes são, como tenho dito muitas vezes, um pilar cada vez mais essencial nas nossas vidas. Estou convencido que se Sérgio Godinho tivesse escrito hoje a música "Liberdade" teria acrescentado uma palavra adicional. Porque a ideia transmitida nessa canção de que, como ele diz,: "Só há liberdade a sério quando houver/ A paz, o pão habitação/ saúde, educação", hoje só faz sentido se acrescentarmos: mobilidade. Talvez a introdução desta palavra gere dificuldades com a rima, mas o artista é o Sérgio Godinho e esse desafio deixo-o para ele.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.