Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-12-22 às 17h20

Intervenção do Secretário de Estado das Infraestruturas na cerimónia de abertura ao tráfego da A25, entre Vilar Formoso e Fronteira

O trabalho que todos os dias realizamos permite-nos ir assistindo à criação de novas infraestruturas, tão necessárias ao desenvolvimento do nosso país e à melhoria das condições de vida do nosso povo. 

É isso que aqui vimos fazer, mas hoje com o especial e particular prazer de o fazermos em estreita parceria com os nossos vizinhos de Espanha.

O principal marco das relações entre Portugal e Espanha remonta ao longínquo século XII. É a 5 de Outubro de 1143, que os reinos que deram origem à atual Espanha, em particular Leão e Castela, conjuntamente com um Portugal que acabava de ser reconhecido como unidade territorial politicamente independente, se reúnem numa conferência de paz e celebram o Tratado de Zamora.

Eram tempos diferentes esses que vivíamos e o caminho que fizemos juntos desde então teve as naturais turbulências das diferentes épocas que fomos atravessando.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.