Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-01-11 às 15h29

Intervenção do Secretário de Estado das Infraestruturas na apresentação do novo modelo da carta de condução

A carta de condução é um dos documentos mais importantes que trazemos nas nossas carteiras. Ao longo dos anos ela foi sofrendo alterações e foi-se adaptando aos novos tempos.

Todos se lembram – e alguns talvez ainda tenham uma assim na carteira – do papel cor de rosa de que era feita a primeira carta que tiveram. A maioria de nós já tem hoje a carta moderna, em cartão plastificado, com fotografia digital, assinatura digital e devidamente harmonizada com as normas europeias.

Hoje damos mais um passo nesta evolução digital e apresentamos aqui um novo modelo que vem, não só, dar maiores garantias de segurança anti-cópia como prepara o caminho do mundo físico para o digital.

Aquela que é hoje a nossa ideia de "carteira", para os nossos filhos já será provavelmente uma realidade de velhos. E para eles "carteira" deixará de ser aquilo que trazem no bolso com vários documentos e cartões importantes, para ser a "carteira" constituída por apps que guardam no telemóvel tudo aquilo de que precisam. Hoje já temos o banco no telemóvel. Já pagamos as compras com o telemóvel. Transferimos dinheiro pelo telemóvel. Assinamos documentos com o telemóvel. Marcamos consultas através do telemóvel.

Este novo modelo de carta de condução introduz novidades, como o QR Code, que permitirá no futuro também ter a carta de condução no telemóvel e deixar de estar preocupado quando saímos de casa à pressa, pegamos no carro e percebemos a meio do caminho que deixámos a carteira em casa.

Bom, a única coisa de que não vamos mesmo poder esquecer-nos no futuro será do telemóvel. 

Leia a intervenção na íntegra em anexo.