Saltar para conteúdo

Intervenções

2021-04-06 às 19h35

Intervenção do Secretário de Estado da Saúde num webinar sobre o Plano de Recuperação e Resiliência

Quero, antes de mais, cumprimentar todos os presentes e agradecer à Deloitte o convite endereçado ao Ministério da Saúde para este Webinar sobre o Plano de Recuperação e Resiliência e a forma como este plano pretende ser um motor da transformação do setor da saúde.

O Plano de Recuperação e Resiliência vem responder aos importantes desafios enfrentados, atualmente, pelo sistema de saúde português, sobretudo associados à evolução das necessidades em saúde e ao aumento das exigências e expectativas da população. Desafios relacionados com a transição demográfica pela qual o país tem estado a passar, com o aumento acelerado da população idosa e a redução da população jovem e a alteração dos padrões de doença que daí advêm, como o peso crescente das doenças crónicas e degenerativas.

Estes desafios, sendo transversais ao sistema de saúde português, foram agudizados pela presente pandemia de Covid-19, que teve um impacto muito significativo na resposta aos doentes Covid, mas também aos doentes não Covid.

Esta realidade exige a implementação de reformas estruturais que visem o reforço das medidas de saúde pública e do SNS, alavancadas por investimentos dirigidos aos seus principais pilares organizacionais, nomeadamente aos cuidados de saúde primários, aos cuidados hospitalares e às redes de cuidados continuados integrados, de cuidados paliativos e de saúde mental – estes últimos pela sua relevância para responder às necessidades da população mais envelhecida e com uma maior carga de doença. É, ainda, particularmente relevante apostar na promoção da saúde e na prevenção da doença, sobretudo de doenças crónicas que afetam os mais velhos como doenças degenerativas e quadros demenciais.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.