Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-01-15 às 18h51

Intervenção do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural na posse dos órgãos da Ordem dos Médicos Veterinários

O bem-estar animal é, hoje, um tema em cima da mesa, nomeadamente no que diz respeito aos animais de companhia. E os Médicos-Veterinários são agentes fundamentais na sensibilização para a adoção responsável e para o que são as obrigações de quem adota um animal. 

Aliás, foi com o apoio e o empenho dos Médicos-Veterinários que foi possível levar a cabo projetos tão relevantes como o SIAC - Sistema de Informação de Animais de Companhia, a plataforma única de registo de animais de companhia. Um projeto que parecia inalcançável e que, hoje, é uma realidade, contribuindo também para a simplificação e para a modernização na atividade, objetivos transversais nos dias que correm.

Também a segurança alimentar ganhou mais voz num presente em que, perante os efeitos das alterações climáticas e a escassez de recursos, os objetivos de desenvolvimento sustentável lembram-nos que ainda é preciso erradicar a fome e alimentar uma população cada vez mais crescente, garantindo alimentos seguros, de qualidade e produzidos de forma sustentável. 

Leia a intervenção na íntegra