Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-12-07 às 19h01

Intervenção do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais na tomada de posse dos órgãos sociais da Ordem dos Contabilistas Certificados

Quero, em primeiro lugar, deixar uma palavra de felicitações para todos os que hoje tomam posse nos órgãos sociais da Ordem dos Contabilistas Certificados para o quadriénio 2022-2025.

Em particular, uma palavra para a senhora Bastonária, Dr.ª Paula Franco, cuja reeleição felicito. O trabalho que lidera na OCC é muito exigente do ponto de vista pessoal e quero, por isso, assinalar de forma muito positiva a sua disponibilidade para manter funções tão relevantes.

Os contabilistas certificados têm um papel muito importante nos deveres de cumprimento das obrigações fiscais e contributivas dos seus clientes e, sendo uma profissão de interesse público, estão sujeitos a obrigações éticas e deontológicas, em relação às quais a Ordem tem um papel essencial enquanto entidade reguladora da profissão.

Sabemos bem que os contabilistas vão, não raras vezes, muito além das suas obrigações profissionais estritas. Num país com um elevado número de micro e pequenas empresas, os contabilistas são, muitas das vezes, a único aconselhamento profissional dos nossos empresários.

Isso foi particularmente evidente para todos nestes tempos de pandemia, em que no acesso aos apoios disponibilizados pelo Estado os portugueses contaram com a ajuda dos contabilistas certificados por este País fora. Uma vez mais, o nosso muito obrigado pelo vosso trabalho inexcedível.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.