Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-06-18 às 17h04

Intervenção do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações na abertura do webinar «Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro»

Durante o último quase ano e meio, a nossa vida em comunidade sofreu um choque profundo. Fomos obrigados a testar as nossas leis, comportamentos, instituições e infraestruturas. Foi um teste também à nossa capacidade de planear o futuro. 

Ficou patente para todos quão frágil pode ser qualquer exercício de antecipação do curto-médio prazo, e como de um momento para o outro os planos podem colidir de forma frontal com uma realidade em mudança violenta. Esta não é apenas a história do último ano e meio. É, num certo sentido, também a história do início de Pólo de Sines, há meio século. Há quem considere o Polo de Sines, ou o Complexo Industrial de Sines, o maior projeto concebido de raiz da história da indústria portuguesa.

Tratava-se de um projeto pensado como uma plataforma agregadora de um amplo conjunto de indústrias de base e de especialidades de engenharia a elas associadas.
A sua construção envolveu, desde o início, ambiciosos planos urbanísticos e de reordenamento do território, a construção de uma infraestrutura portuária, de infraestruturas de saneamento, de uma rede viária e logística de transportes.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.