Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-12-10 às 15h05

Intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna no Dia da Fundação da Guarda Nacional Republicana

«A Guarda Nacional Republicana assinala hoje a sua génese, que remonta ao ano de 1801, com a fundação da Guarda Real de Polícia, perfilando-se, hoje, como uma das primeiras forças de segurança de natureza militar do mundo. A origem desta data relacionar-se-á, de acordo com alguns estudos desenvolvidos no seio da Guarda, com a criação do primeiro corpo gendármico português e a primeira gendarmeria criada num país fora da esfera de ocupação da Gendarmerie Nationale francesa.

Napoleão terá dito que "a Gendarmeria é uma organização à parte. É a maneira mais eficaz de manter a tranquilidade de um país, é uma vigilância meio civil meio militar".

De Napoleão aos nossos dias, da GNR espera-se que, nos termos da Constituição e da lei, assegure a legalidade democrática, garanta a segurança interna e os direitos dos cidadãos. Mas a Guarda é também uma força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas, e essa sua natureza deve ser respeitada e enaltecida.»

Leia a intervenção na íntegra em anexo.