Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-12-02 às 19h55

Intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna na apresentação do livro «Polícia(s) e Segurança Pública: História e Perspetivas Contemporâneas»

As perspetivas contemporâneas traçadas no livro agora apresentado estão perfeitamente em linha com aqueles que são os objetivos do Governo de Portugal em robustecer a segurança interna. Manter o rumo até aqui seguido é importante e decisivo. Mas é possível aumentar a eficácia da coordenação das forças e serviços de segurança por forma a potenciar a sua capacidade de combate às ameaças que impendem sobre a segurança - com o terrorismo no topo das prioridades - mas também os tráficos de pessoas, droga e armas, o cibercrime e a criminalidade económica e financeira.

No mundo globalizado, onde as ameaças não conhecem fronteiras, o trabalho a desenvolver para combater o crime exige esforços conjuntos dos Estados e faz-se cada vez mais através do recurso a plataformas de cooperação internacional. Sendo a Espanha o país com quem temos a única fronteira terrestre, a importância da cooperação entre as forças policiais de Portugal e Espanha assume um papel determinante para a segurança interna dos dois países, pelo que o nosso compromisso não pode deixar de ser o de incrementar e desenvolver uma cooperação intensa e profícua com o nosso país fronteiriço, no sentido de garantir mais e melhor segurança aos nossos cidadãos.


Leia a intervenção na íntegra