Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-05-06 às 14h25

Intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna na abertura do Seminário Ibérico sobre Produtos Explosivos

Muito me honra o convite que me foi formulado para abrir este Seminário Ibérico dedicado a um tema de tão elevada complexidade. Agradeço, desde já, à PSP, à Universidade de Coimbra e a Guardia Civil, de Espanha, esta congregação de esforços que certamente irá contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos técnicos e para a implementação de melhorias, de caráter transversal, que certamente poderão ter um elevado impacto na segurança, tendo em conta a complexidade das operações associadas a esta área de negócio.

A união de esforços entre a academia e as forças de segurança traduz-se numa mais valia que acarinhamos, não só por permitir o enriquecimento de quem estuda os fenómenos, mas também por permitir que os procedimentos operacionais e a evolução legislativa tenham uma base científica. É o que se chama uma relação win-win.

Os benefícios são, ainda, acrescidos quando passamos para uma dimensão transnacional, pelo que, antes de mais, deixem-me expressar um profundo agradecimento à PSP enquanto promotor deste evento, que muito orgulha o Ministério da Administração Interna. 

Leia a intervenção na íntegra em anexo.