Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-01-29 às 17h13

Intervenção do Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional no IGEN - Fórum Organizações para a Igualdade

«Volvidos sete anos desde a criação deste Fórum, o iGen – Fórum Organizações para a Igualdade continua a sinalizar aquela que é uma dimensão crucial de uma sociedade desenvolvida: a igualdade de género no local de trabalho.

Este já não é apenas um tema de reflexão guardado em modelos teóricos: tornou-se um pilar fundamental daquilo que desejamos para o nosso mercado de trabalho.

Pretendemos empresas e organizações fortes e orientadas para futuro. Queremos trabalho digno. E nada disto é possível sem que a igualdade entre homens e mulheres seja uma prática enraizada em todas as organizações.

Esta rede foi criada a partir de uma iniciativa da CITE, entidade pública com uma história já antiga e que representa em si mesma um esforço continuado de intervenção neste domínio. Um esforço que tem mérito particular porque estamos a falar de uma entidade tripartida. Em que representantes sindicais e empresariais assumem, lado a lado com o Estado, o protagonismo da mudança.

Foi precisamente embebido do espírito da mudança que em 2013 nasceu este Fórum, pela mão da CITE, procurando reunir um conjunto de organizações que já mostravam boas práticas nesta área, ou mostravam interesse em promover a igualdade de género.»

Leia a intervenção na íntegra em anexo.