Saltar para conteúdo

Intervenções

2020-09-23 às 15h21

Intervenção do Primeiro-Ministro no debate sobre «Visão estratégica para o Plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030»

«Estamos colocados perante um triplo desafio: controlar a pandemia; recuperar da crise económica e social que a COVID gerou; e garantir que, com a recuperação, construímos um futuro mais robusto, com menos desigualdades, mais próspero, mais coeso e mais sustentável.

Por isso, é fundamental dispormos de uma Visão Estratégica com um horizonte duradouro, que seja um guia orientador das políticas públicas e um quadro inspirador dos agentes económicos, da comunidade científica, do setor social e da cidadania.

O trabalho desenvolvido pelo Professor António Costa Silva oferece-nos nos seus 10 eixos de atuação uma base sólida e ambiciosa para enfrentar o desafio da recuperação com os olhos postos no futuro.

A recuperação não pode significar regressar onde estávamos em fevereiro deste ano. A recuperação tem de nos permitir acelerar o futuro. Temos de sair desta crise mais fortes. Com serviços públicos mais eficientes, empresas mais capitalizadas e produtivas, com emprego mais qualificado e com melhores salários.

Temos de ser mais exigentes olhando no médio e longo prazos. Estes desafios não se esgotam na emergência de saúde pública, nem na urgência de proteger rendimentos, empregos e empresas.»

Leia a intervenção na íntegra em anexo.