Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-10-14 às 16h40

Intervenção do Ministro do Planeamento na sessão pública de apresentação do esboço do Plano de Recuperação e Resiliência

Aqui estamos, quase a completar três meses sobre a realização do histórico Conselho Europeu que aprovou o Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia para os próximos sete anos, com um valor sem qualquer precedente, quer na dimensão, quer na forma audaciosa e de risco partilhado do modelo de financiamento adotado pela União. Com o draft do PRR concluído neste momento, cumprimos o prólogo desta prova mais longa para o acesso aos fundos disponibilizados. Chegados aqui, e antes de o apresentar à Comissão Europeia, entendemos proceder à sua apresentação pública.

Depois desta minha intervenção de enquadramento geral de alguns aspetos do PRR, de modo a melhor entender o seu desenho, num segundo momento contaremos com a apresentação das reformas e dos investimentos que compõem este PRR pelos Ministros coordenadores na orgânica do Governo. Esta sessão será encerrada com uma intervenção final do Senhor Primeiro Ministro.

Permita-me, nesta ocasião, Senhor Primeiro-Ministro, agradecer-lhe, a si e ao seu Gabinete, a orientação e o apoio que nos prestou, agradecer aos colegas de todos os outros Ministérios que connosco colaboraram e, também, reconhecer o intenso trabalho desenvolvido, em fases distintas, pelas equipas do meu Gabinete e do Secretário de Estado do Planeamento.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.