Saltar para conteúdo

Intervenções

2021-02-01 às 14h27

Intervenção do Ministro do Planeamento na apresentação das prioridades da presidência portuguesa à comissão de desenvolvimento regional do Parlamento Europeu

«Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital». Este é, como sabem, o lema da Presidência Portuguesa: reforçar a resiliência e confiança da Europa no Modelo Social Europeu, promovendo uma União assente nos valores comuns de solidariedade, convergência e coesão, capaz de uma ação coordenada e de recuperação da crise. Queremos estimular uma estratégia para responder, ao mesmo tempo, a questões que vão da recuperação económica, à promoção da transição climática e digital e ao enfrentamento do desafio demográfico. 

Após um impulso decisivo durante a Presidência Alemã, com a aprovação do Quadro Financeiro Plurianual e do pacote Next Generation, a principal responsabilidade da nossa Presidência é colocar os programas e fundos da União ao serviço da Recuperação e, na fase seguinte, mas imediata, dos objetivos de Coesão e Convergência. 

Dizemos que é chegado o momento de agir, pois queremos concluir rapidamente os regulamentos do novo período de programação, para que os resultados das nossas estratégias e objetivos comuns possam estar no terreno.

Leia a intervenção na íntegra