Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-10-19 às 19h39

Intervenção do Ministro do Mar na sessão solene da Escola Náutica

Hoje, a temática da transformação energética dos transportes marítimos está na ordem do dia. Sabemos que cerca de 90% das mercadorias transacionadas a nível mundial depende dos transportes marítimos e que o setor produz cerca de 3% das emissões antropogénicas dos gases com efeito estufa, o que proporcionalmente o torna dos menos poluentes, em comparação com outros meios de transporte.

No entanto, o grande desafio de tornar o setor neutro em termos de emissões de gases com efeitos estufa, até 2050, está a mobilizar todo o setor na procura das melhores soluções tecnológicas. Os transportes marítimos não podem ficar de fora desta reforma. Mais do que uma dificuldade isto poderá ser um desafio para os nossos estaleiros, os nossos engenheiros, os nossos armadores.

Gostaria de vos dar o exemplo da reabilitação ecológico energética do bonito navio de cruzeiro Vasco da Gama, da empresa portuguesa Mystic Cruises, que com a tecnologia desenvolvida pela empresa portuguesa Tecnoveritas e aplicada, nos estaleiros portugueses da LisnaveE, aos motores existentes, permitiu reduzir as emissões de gases com efeitos estufa a níveis que antecipam as metas de 2025 e que permitem que ele navegue em áreas onde há controlo de emissões mais exigentes, como nos fiordes da Noruega, no Báltico, e mais e emblemáticos como o Ártico e o Antártico/Oceano Sul.

Leia a intervenção na integra