Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-02-03 às 11h11

Intervenção do Ministro do Ambiente e da Ação Climática na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da Assembleia da República

«Comecemos por uma boa notícia. 

Foi assinado pela Transtejo e pelo consórcio vencedor do concurso, na sexta-feira, 29, o contrato para a construção dos 10 barcos elétricos que reforçarão a oferta de transporte fluvial na Área Metropolitana de Lisboa. 

Apesar dos atrasos provocados pela contestação de um concorrente, o tribunal considerou improcedente a reclamação, podendo assim avançar a assinatura do contrato. Falta o visto do Tribunal de Contas para a encomenda avançar. Prevemos que, apesar do atraso provocado por esta ação, os primeiros navios possam ser entregues em abril de 2022. Avançará, assim, a principal operação de transporte fluvial de passageiros elétrica do mundo. 

No que ainda respeita ao transporte fluvial, em 2020 já foram intervencionados três catamarãs, passando a sua capacidade de 600 para 700 lugares. Paulatinamente, quando os navios vão para manutenção em estaleiro, procede-se a essa transformação, que beneficia os utentes e rentabiliza a operação.»

Leia a intervenção na íntegra 
Tags: transportes