Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-05-13 às 10h21

Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República


«No Programa de Estabilidade 2020, remetido pelo Governo a esta Assembleia na passada semana afirmamos que este é um dos momentos mais críticos para a sociedade portuguesa nas últimas décadas. A profunda alteração da ação do Estado e da sociedade, tal como a conhecemos, em resultado do combate à COVID-19 está a ter um impacto massivo na economia, no mercado de trabalho e nas contas públicas.
 
Há pouco menos de um mês, nesta mesma Comissão, fiz referência ao conceito de incerteza que caracteriza a atual situação. Desde então, iniciámos o processo de abertura da economia. Um processo que vai ser gradual, mas que é essencial para reavermos a confiança e materializarmos a esperança de voltar à normalidade anterior à crise sanitária. Para conquistarmos o futuro que construímos nos últimos anos.

A avaliação do impacto do confinamento a que o país e o mundo foram sujeitos apenas se poderá concretizar mais tarde.  O retorno à trajetória de crescimento económico e consolidação orçamental só será possível e sustentável quando a crise sanitária e os seus efeitos económicos e sociais se encontrarem debelados.»

Leia a intervenção na íntegra