Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-04-27 às 18h32

Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças na apresentação do Programa de Estabilidade 2021-2025 na Comissão de Orçamento e Finanças

Pelo segundo ano, discutimos o Programa de Estabilidade sob um cenário marcado pela pandemia covid-19. A crise pandémica que nos atingiu em março de 2020 e as sucessivas vagas a que assistimos colocam-nos enormes desafios.

O confinamento dos primeiros meses deste ano, com várias medidas de contenção ainda em vigor, teve um impacto direto na evolução da atividade económica do primeiro trimestre, que se refletiu numa revisão em baixa do ritmo de recuperação anteriormente previsto.

Mas os dados mais recentes mostram já a retoma da atividade:
• Na semana que termina a 19 de abril, as compras MB por nacionais já mostram um crescimento face a 2019 (14%).
• O indicador diário de atividade publicado pelo Banco de Portugal também aponta para uma recuperação dos níveis de 2019 no período mais recente.

E nos últimos dias os sinais positivos reforçaram-se:

• Entrámos na segunda fase de vacinação e prevê-se agora que a imunidade de grupo possa ser alcançada mais cedo do que o previsto.
• A evolução favorável do número de novos casos e de casos graves dão-nos a confiança de que entraremos na última fase de desconfinamento em breve, expectavelmente sem voltarmos a ter de fechar.

A luz agora já não está só ao fundo do túnel. A recuperação está em andamento.
Tags: finanças