Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-03-18 às 9h54

Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças na apresentação de medidas de apoio à economia e de manutenção do emprego na situação epidemiológica provocada pelo coronavírus/Covid-19

O Governo encontra-se fortemente empenhado em adotar todas as medidas que se mostrem necessárias para combater esta pandemia e para fazer face às suas consequências.

Hoje apresentaremos as respostas que estão atualmente previstas para mitigar as consequências económicas deste vírus que sabemos que serão fortes, para as famílias e para as empresas.

Estas propostas definem uma resposta política coordenada de todo o Governo e também com as instituições europeias. 
É o momento de pensar em iniciativas para conter e tratar a doença acima de tudo mas também é a hora de garantir o apoio à liquidez das empresas, particularmente PME, e o apoio a trabalhadores e às famílias que já hoje sentem o impacto das medidas que já foram adotadas.  

Por outro lado, procuramos garantir que os auxílios do Governo, assim como as regras da União Europeias, não prejudiquem o apoio à nossa economia. A flexibilidade existe e será totalmente utilizada por todos numa resposta sem precedentes a nível global.

Os esforços nacionais têm andado de mãos dadas com as iniciativas lideradas por instituições nacionais e europeias. Juntos, estamos a dar uma resposta forte. 

Leia a intervenção na íntegra