Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-10-02 às 15h50

Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças na apresentação da da avaliação da OCDE sobre o mercado de capitais em Portugal

«Começo por agradecer à CMVM a proposta que fez ao Governo Português - na altura ainda do meu antecessor (professor Mário Centeno) – para a realização deste estudo. Agradeço igualmente à Comissão Europeia, na pessoa da Senhora Comissária Elisa Ferreira, aqui presente, que apoiou a concretização deste projeto ao abrigo do Programa de Apoio às Reformas Estruturais.

E, naturalmente, à OCDE pela análise exaustiva e rigorosa que produziu sobre os principais obstáculos ao desenvolvimento do mercado de capitais em Portugal, cujas conclusões e recomendações aqui serão apresentadas e discutidas ao longo desta manhã e que, estou certo, apoiarão o Governo na tomada de decisões.

O mercado de capitais é um pilar essencial na captação de poupança e no financiamento da economia. O seu dinamismo reforça as opções de aforro disponíveis para as famílias e empresas e, simultaneamente, as fontes de recolha de capital ou financiamento das empresas».

Leia a intervenção na íntegra