Saltar para conteúdo

Intervenções

2020-01-09 às 20h18

Intervenção do Ministro das Infraestruturas e da Habitação no debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2020

Estamos aqui hoje reunidos para discutir o Orçamento do Estado que é, sabemos, um instrumento político fundamental do governo. É através dele que traduzimos a nossa vontade em escolhas políticas concretas.

Mas o orçamento é também o momento em que, com base nos nossos princípios e valores, refletimos sobre o que dá verdadeiro sentido ao nosso trabalho de representantes do povo.
Os objetivos do nosso trabalho são simples: aumentar a liberdade de todos, e não apenas de alguns; elevar a dignidade do nosso povo; e valorizar quem trabalha e cria riqueza.

Este é um orçamento que aumenta o investimento em infraestruturas públicas, em habitação pública e em serviços públicos de transporte.

Com ele, procuramos acelerar a execução de uma nova geração de políticas -- um novo ciclo de investimentos estruturantes da nossa vida coletiva.

Este ciclo será longo e não terminará no quadro desta legislatura nem da próxima. Mas este é o momento em que precisamos todos de tirar lições sobre o passado.

A primeira lição é sobre as consequências de opções tomadas por diferentes governos ao longo da nossa história recente. Por ação ou omissão, muitas foram opções erradas.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.