Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-12-06 às 13h23

Intervenção do Ministro das Infraestruturas e da Habitação na assinatura do acordo-quadro de cargas e descargas

«Hoje conseguimos mostrar todos ao país que quando se consegue respeitar o outro, consegue-se negociar e chegar a um acordo. É uma grande lição que todos damos. Estamos a falar de um conflito que começou em abril e que teve várias peripécias ao longo destes meses e também aproveitamento político normal em democracia.

Mas acabou como dissemos em abril: até ao final do ano tínhamos que ter a paz social recuperada para o sector. E é conseguido antes do ano terminar e isso é motivo de grande satisfação para nós, porque o conflito teve impacto na vida dos portugueses; antes, o que lhe deu origem, na vida dos trabalhadores; mas também das empresas e da nossa economia.

Fomos passando ao longo destes meses por vários momentos. Sabíamos que a questão salarial era relevante, mas não era a única. Foi superada. Obviamente que os trabalhadores quererão continuar a progredir nas suas condições de trabalho.

A verdade é que se conseguiu fazer um acordo importante a esse nível, mas sabíamos que não eram só as questões salariais que pesavam para os trabalhadores.»

Leia a intervenção na íntegra em anexo.
Tags: transportes