Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-10 às 17h29

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional nas comemorações do dia da Polícia Marítima e dos seus 100 anos

«É uma honra participar nestas comemorações do dia da Polícia Marítima, e sobretudo neste ano em que coincidem com o centenário da criação do Corpo de Polícia Marítima. Quero, neste início de legislatura e através da minha presença, renovar o compromisso do Governo com a contínua valorização, consolidação e modernização desta vital estrutura para o exercício da soberania do Estado no mar e nas áreas sob jurisdição marítima.

A escolha de Quarteira como anfitriã destas comemorações é simbólica dos esforços para ampliar a presença da Polícia Marítima em todo o território nacional. Mas é particularmente ilustrativa do apoio e da importância que os municípios e as gentes desta região conferem às atividades da Autoridade Marítima Nacional e da Polícia Marítima. Exemplo disso mesmo é a colaboração em curso para a edificação, aqui em Quarteira, do Posto Marítimo da Polícia Marítima e da Delegação Marítima de Quarteira, bem como para a criação da Estação Salva-Vidas. No seu conjunto, estas infraestruturas contribuem para tornar Portugal um espaço mais seguro para todos os que dele usufruem e beneficiam.

Muito foi feito ao longo da última legislatura para que a Polícia Marítima fosse dotada dos meios necessários ao cumprimento da sua missão centenária. Apostou-se no reforço da sua identidade e das condições para a realização do seu trabalho, com a inauguração de um novo comando-geral, com a aprovação do regulamento de medalhas e estandartes próprios, com a criação do Dia da Polícia Marítima e com a uniformização de regras de organização e funcionamento».

Leia a intervenção na íntegra