Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-11-09 às 14h07

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na sessão inaugural do XXIX Colóquio da Comissão Portuguesa de História Militar

O trabalho da Comissão Portuguesa de História Militar é um pilar de primeira relevância na valorização da memória da Defesa Nacional e do nosso país. Isso é verdade pelo trabalho que se tem feito em Portugal, mas também além-fronteiras, como se verifica pela distinção que mereceu o Tenente-General Sousa Pinto por parte de importantes organismos internacionais e que, sendo embora uma distinção individual, naturalmente se estende genericamente ao trabalho feito por todos nesta Comissão.

O entendimento dos oito séculos de história que nos unem enquanto povo, para o qual esta Comissão contribui ativamente, é um tributo a quem antes de nós serviu o nosso país e que, com os seus atos, permitiu que Portugal consolidasse gradualmente a sua identidade no mundo.

Assinalamos em 2020, o trigésimo aniversário da realização do primeiro Colóquio de História Militar – uma das primeiras atividades desenvolvidas pela Comissão criada em 1989 e que se mantém praticamente ininterrupta.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.