Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-10-21 às 13h38

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na sessão de abertura do Seminário «O Exército Português na resposta nacional à Covid-19 - experiência e desafios»

Creio ser uma evidência que a realização deste seminário é da maior relevância. Uma das características da forma de trabalhar das Forças Armadas é o modo como se preocupam, em cada momento, por aprender lições com as experiências, sistematizar essa aprendizagem, e reincorporar aquilo que houver de valioso e útil na metodologia para a próxima vez que se enfrentar uma situação semelhante.

Ora, o número de casos Covid-19 com que lidamos atualmente, diz-nos que as lições aprendidas desde março são extremamente valiosas. Incorporar essas lições de forma célere e inteligente poderá fazer toda a diferença, permitindo-nos ter respostas atempadas para as necessidades dos portugueses, no que se antevê serem meses complicados à nossa frente.

O balanço que fazemos da resposta das Forças Armadas e do Exército, em concreto, à pandemia, ao longo destes 7 meses, é francamente positivo. Gerou-se um consenso amplamente partilhado na nossa sociedade de que as Forças Armadas são um elemento crítico e diferenciador, que assegura um respaldo único e indispensável a outras estruturas de governação.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.